Um dos objetivos do estágio é a efetivação do estagiário após o cumprimento do período de estágio, ou seja a transformação do estudante estagiário em funcionário. Vários estagiários da AGISC, hoje são funcionários de grandes empresas.
O estágio pode ser exercido por estudantes do ensino médio, técnico profissionalizante, superior e educação especial, em empresas públicas ou privadas. O encaminhamento para o estágio deve ser realizado de acordo com o curso que o aluno está fazendo.
O estágio pode ser realizado pelo período de até 2 (dois) anos, sendo que a rescisão do Contrato de Estágio é imediata, podendo ser solicitada por ambas as partes, sem necessidade de aviso prévio.
A idade mínima para se fazer estágio é de 16 (Dezesseis) anos, não havendo idade máxima.
O estágio pode ser realizado por um período até de 8 (oito) horas diárias, desde que não prejudique o horário de estudo do estagiário.
O estagiário não tem os direitos de empregado, porque sua relação com a empresa não é de emprego e, sim de estágio. Tem direito apenas a bolsa auxílio, paga mensalmente pela empresa, cujo valor não obedece limites mínimos nem máximos, ficando a critério da empresa.

 
Criação: Prodau Net Hoje 2002